terça-feira, 18 de setembro de 2012

V - A ENERGIA VIBRACIONAL ORGÂNICA

O verdadeiro médico tem de ir de encontro à alma

O sistemas químicos, endócrino, nervoso e energético estão sob a ação do aparelho pineal-talâmico, que se encontra no diencéfalo e que regula todas as funções orgânicas. Apresentam uma origem comum, mas com funções diferenciadas de regulação no organismo e obedecendo à mesma lei unitária biológica.

"Como intuiu Descartes, ao dizer que a pineal era a base da alma, afirmação, da qual desdenharam muitos sábios contemporâneos; finalmente a ciência acaba por lhe dar razão."
in Curso de medicina natural em 40 lições,
 de Dr. Eduardo Alfonso Dr. Eduardo Alfonso

"Além disso, o tálamo está fortemente ligado através de todo o cérebro anterior. Está organizado como um cérebro em miniatura que representa 20% do volume total do cérebro."
in Mecanismo central de controlo,
 de John B. West West

A GLÂNDULA PINEAL
a glândula pineal segrega serotonina e serve de antena recetora

Analisando de forma sintética a fisiologia da glândula pineal e do tálamo, na glândula pineal encontram-se várias funções:

a. Segrega serotonina, hormona que atua como um neurotransmissor das neuronas talâmicas e estimula o corpo caloso para as dopaminas.   
b. Estimula as hormonas das gônadas no hipotálamo.
c. Serotonina unida ao triptofano produz melatonina, hormona que estimula a melanina dos melanóforos da pele.
d. A glândula pineal regula os ciclos reprodutivos de muitos animais, pois, quando chega a primavera, variam as faixas do espectro de luz (frequência, Hz) e ao variar para uma frequência maior estimula a secreção de serotonina, que ao mesmo tempo, ativa as hormonas das gónadas. Também nos seres humanos e noutros animais produz-se um aumento da líbido, determinado por um elevado nível de secreção de serotonina, assim, como diz o ditado popular "A primavera o sangue altera.".

A outra função importante da glândula pineal, é que atua como uma antena recetora de informação. Há muitos factos que confirmam essa função, tais como:

a. A consciência coletiva.
b. Acidentes e acontecimentos traumáticos percebidos pelos membros da família antes de receber a notícia. Isto acontece com bastante frequência.
c. Premonições. As pessoas que percebem os acontecimentos que ainda vão acontecer.

As funções fisiológicas do tálamo como centro de controlo do organismo são muitas, tais como:
- Controlo do sistema energético acupunctural.               
- Controlo dos biorritmos.      
- Termo regulador, etc.
As energias com maior atuação dentro do sistema pine talâmico são as vibrações, uma vez que a vibração é o principal componente fisiológico das neuronas que compõem o tálamo, e da arenilha da glândula pineal. É óbvio que as vibrações externas, para o melhor ou o pior, têm uma grande influência nestes órgãos que controlam o organismo. Assim, se analisarmos os efeitos vibracionais encontraremos as seguintes terapias: Hidroterapia, Argiloterapia, Musicoterapia, etc.

A HIDROTERAPIA
o choque de temperaturas gera um estado vibratório
A Hidroterapia, na forma de frio ou calor, gera um choque com a própria temperatura corporal resultando num espaço de ondas vibratórios e que bem definidas terapeuticamente regulam situações, tanto atómicas como neuronais ou de células pineo-talâmicas. Essas vibrações atuam rompendo graus de entalpias, que estão estabelecidos de modo patológico, assim como a vibração específica das trombetas dos israelitas rompeu os muros de Jericó.

A ARGILA
o barro é um potencial radioativo
A argila tem a mesma composição química que o homem; diz uma frase bíblica que "Deus fez o homem do barro". Quando se mistura a argila com água e se forma o barro, produzem-se reações atómicas e este torna-se radioativo. Esta carga radioativa que emana do barro, bem aproveitada, pode ser muito útil terapeuticamente. 

A MÚSICA E O TÁLAMO
a música gera um impacto de grande magnitude no tálamo
A sensibilidade musical torna-se grosseira, rude, deteriorada e degenerada quando se escuta música bárbara e agressiva que desequilibram o funcionamento pineo-talâmico. Desta forma, o entendimento do que é normal está determinado pelo sentido da realidade, entendendo-se a realidade como o natural, o coerente, e de ordem fisiológica e funcional.

Quando vemos algo que vai contra a ordem natural "contranatura", os sentidos manifestam-se rejeitando aquilo que nos agride, e fá-lo através de sintomas ou queixas físicas que se manifestam ou atuam como indicadores de alarme. Isto sucede com todos os elementos que são nocivos para o organismo, mas se ignorarmos estes indicadores de rejeição, o organismo acaba por aceitá-los, ainda que de modo patológico. Na verdade, os sinais de alerta "sentido", que nos avisaram de que algo estava errado, inibem-se e produz-se uma adaptação patológica, que se vai manifestar a posteriori através de doença - “Lei de Causa e Efeito", que em nada se relaciona com a agressão inicial. Para dar um exemplo, um elemento agressivo muito comum, mas que é usado como bode expiatório perante outros elementos muito mais agressivos, que vagueiam livremente pelo mundo: o tabaco.

Na primeira vez que se fuma, produzem-se sintomas de rejeição como fadiga, dor de cabeça, tonturas, etc.… mas se se continuar a fumar, esses sintomas desaparecem para dar lugar a outros mais graves, que em todo o mundo se conhecem. É óbvio que o sentido da realidade é distorcido e para o fumador, o tabaco torna-se uma necessidade embora o esteja a matar.

A música agressiva, mundana e ruidosa que passa constantemente na televisão e na rádio, gera um grande impacto patológico de grandes dimensões, algo bem conhecido pelos norte-americanos que usam a música como um elemento de tortura contra os prisioneiros em Guantánamo.

o tálamo rege todas as funções orgânicas
O tálamo, como órgão que rege  todas as funções do organismo, fisiologicamente, funciona por impulsos vibracionais. Poderíamos dizer que é uma caixa de ressonância musical, assim a música é, em última instância, o único som que é estruturado por notas musicais.

O espectro do som é determinado pela frequência (Hz) ciclos por segundo, pela potência, medida em decibéis e pela intensidade, que é a quantidade de vibrações por um período determinado. O som é percebido pelo ouvido humano numa frequência que varia entre 16 Hz a 16.000 Hz aproximadamente.

Alguns animais, como os cães, conseguem escutar frequências mais elevadas.

Abaixo de 16 Hz, são infrassons e acima de 16.000 Hz são chamados ultrassons. A frequência dá ao som, tal como à luz, maior capacidade de penetração. Por exemplo: compararemos a luz do rádio de onda longa, com a luz dos raios gama de onda curta.

Podemos dizer que: as ondas de rádio são longas não 
 prejudicando as células, porém as ondas gama com comprimentos de onda muito curtos e penetrantes, afetam as células de uma forma bastante prejudicial.

A via de penetração do som até ao tálamo, órgão que codifica e reproduz o som, é através da orelha e do canal auditivo; mas tal como a luz, se o som se exceder na frequência, excede a capacidade de sobrepor-se e começa a afetar os neurónios talâmicos, e é aí que os indicadores de alarme atuam, criando desconforto e rejeição ao som.

a música cumpre uma importante função equilibradora
Em geral, todas as músicas existentes são harmoniosas e a maioria tem funções terapêuticas, pois a estrutura do seu espectro musical atua como equilibrador talâmico, mas a música moderna de hoje, ruidosa e estridente, excede-se na frequência, resultando nociva e incomodativa.

Para um auditor coerente podem-lhe soar a latidos para afugentar ou gritos de guerra; assim muitos a designaram como música rebelde. Mas... rebelde de ordem estabelecida, ou rebelde da ordem natural?
O sistema imunológico, em grande parte, funciona com recetores químicos que transportam os leucócitos para detetar os agentes infeciosos, vírus, bactérias, alérgenos, etc. e, desta forma, defende o organismo eliminando estes agentes infeciosos. Mas é a partir do tálamo, o órgão de controlo, que partem as vibrações que regulam o eixo do sistema imunológico.

- Se agredirmos o tálamo com vibrações contundentes, como as da música moderna, estes mecanismos do tálamo bloqueiam-se por disfunção, deixando o corpo à mercê de vírus e bactérias que, obviamente, a medicina convencional vai tentar tratar com antibióticos.

- Não é o tabaco que gera o cancro. Quantos fumadores têm havido e há, que duram até aos 100 anos? Será que não se fumava antes, talvez mais do que agora, e poucos tinham cancro de pulmão? Sim, é verdade que o tabaco predispõe um espaço de proliferação do cancro, mas não é a causa da doença, esta é devida a uma inibição do sistema imunológico. Assim o tabaco é usado como o bode-expiatório ante os verdadeiros agressores, que esses sim, provocam o cancro e outras doenças infeciosas e que vagueiam livremente, incluindo entre eles, a música agressiva.

a globalização musical
É difícil inverter a tendência, especialmente quando a música bárbara de uma forma sistemática e corrosiva tem vindo a contaminar a mente nas crianças, jovens e menos jovens gerando uma globalização musical estereotipada. Quem cai nesta rede caótica dificilmente aceita outra música (o caos sempre se opõe à ordem), exceto aqueles que decidem aceitar as duas tendências: a ordem e o caos, os ruídos e a música. Estes rotulam-se a eles próprios "de tolerantes" e acusam de "exclusivistas e radicais", os que tentam separar o trigo do joio, mas eu pergunto-me se haverá algo mais tolerante do que o porco que "come de tudo”.

CONTRASTE ENTRE SABEDORIA E INSENSATEZ
"Mais vale ouvir a reprimenda de um sábio do que a cantilena dos insensatos.

 Tal como o crepitar dos gravetos sob a caldeira, assim é o riso do insensato. Também isto é ilusão.

Pois a opressão torna o sábio insensato e o suborno corrompe o coração.

É melhor o fim de uma coisa do que o seu princípio; mais vale a paciência do que a arrogância.

Não sejas fácil em irar-te, porque a ira se aninha nas entranhas dos insensatos.

Não digas «Porque foram os dias antigos melhores que os de agora»? Pois não é a sabedoria que te inspira essa pergunta.

Bom é ter sabedoria e, também, ter uma herança.  

Isso é vantajoso para os que veem o sol.
                                                                  
A sabedoria protege-nos e o dinheiro também nos protege, mas a sabedoria tem a vantagem de dar vida aos que a possuem.

Considera as obras de Deus: quem poderá endireitar o que Ele deixou ficar torto?

No dia da felicidade, sê alegre; no dia  da desgraça, reflete, pois Deus fez uma a par da outra, a fim de que o homem não descubra o que depois lhe irá acontecer."
 (Eclesiastes 7: 5 -14) 






Sem comentários:

Enviar um comentário