terça-feira, 14 de abril de 2020

MEDICINA ALQUINATURISTA : Como trata e em que consiste


GÁS – FOGO – METAL – TERRA – MADEIRA - ÁGUAS


A MEDICINA ALQUINATURISTA

Em que consiste?  Como trata?
(perguntas frequentes que me levaram a fazer esta publicação)

O resumo da história da medicina natural dos últimos cem anos, estabelece-se “em forma de chaves de sobrevivência”  e os factos historicamente comprovados acerca da origem da medicina, ocupam um espaço muito restrito.

Há uma tentativa constante de fazer desaparecer a medicina natural, sendo fáticos os poderes com esse objetivo. Consideramos que um dos mais importante destes poderes, tem sido a comunicação social.

A Medicina Alquinaturista é a representação de um modelo de saúde com novas perspetivas.


Trata-se a causa e não os sintomas:

Com um método de diagnóstico rigoroso o terapeuta alquinaturista tem a capacidade de identificar a causa, tratando-a.
Não se aplicam tratamentos invasivos.


O DIAGNÓSTICO ATRAVÉS DOS TESTES MUSCULARES

A Alquinatura, ainda que pareça, não é uma medicina nova, uma vez que baseia as suas estruturas terapêuticas e o seu diagnóstico nas medicinas já existentes, tanto as naturais como as convencionais.

Reordena toda a medicina no seu espectro global e rejeita tudo o que não seja coerente.

Da Kinesiologia, a Alquinatura utiliza os testes musculares e o A.R. (reflexo condicionado, no qual se encurta um dos braços como sinal de diagnóstico), pois estes funcionam como elementos altamente válidos para o diagnóstico e tratamento. A Kinesiologia e a Alquinatura têm unicamente em comum o modus operandi.

Com a Kinesiologia observou-se que, quando um órgão estava doente, havia um músculo relacionado com este que se encontrava débil.

Posteriormente, chegou-se à conclusão de que os músculos estavam ligados aos nervos que controlam os órgãos e então estabeleceu-se um método de relação músculo-órgão, tendo em conta que, se um músculo estava débil, o órgão relacionado também o estava.



A incorporação do A.R. (reflexo condicionado) constituiu um contributo de grande valor para o método kinesiológico.
Antonio Martinez Fajardo, mentor do que hoje se chama Alquinatura, depois de ter assistido durante alguns anos a vários seminários e de ter aprendido a técnica, decidiu investigá-la para a poder aprofundar.

Com a investigação alquinaturista, chegou-se à descoberta da realização do A.R. com a perna, o que oferece maior fiabilidade.


O EIXO DO TESTE ALQUINATURISTA

Assim, dispõe-se de três tipos de teste:
 Os testes musculares;
 O A.R. (reflexo condicionado) do braço;
 O A.R. (reflexo condicionado) da perna.



TRATAR COM ALQUINATURA - MEIOS TERAPÊUTICOS

Acreditar que uma terapia em si mesma poderia curar tudo, é muito pretensioso.


        Não serve de nada utilizar a acupuntura ou a homeopatia, quando existe uma alteração estrutural que esteja a bloquear o sistema energético acupuntural.

        O tratamento pode tornar-se estéril se o organismo necessitar de nutrientes, para desencadear os mecanismos que intervêm na cura, quer seja eles do sistema energético acupuntural, do hipotálamo vibratório, do sistema de biorritmos, etc.

        A falta de um mineral, de uma vitamina, de um aminoácido, de uma proteína, etc... pode estar a paralisar um sistema.

        Uma substância química, no caso dos princípios ativos das plantas, pode ser primordial para que se produzam determinadas reações bioquímicas e assim se regularize o órgão afetado.

        A assimetria do corpo pode estar a bloquear os sistemas de cura do organismo e a solução passa por aplicar, simplesmente, uma cunha (num sapato) durante algum tempo.

        Uma terapia bio-elétrica, devidamente aplicada, pode ser a única solução para a inflamação de um nervo.

        Uma massagem pode ser paliativa porque, na maioria dos casos, a dor pode ser originada por uma condição orgânica que produz uma inflamação, quer seja cardíaca, pulmonar, hepática, estomacal, etc.

        Com a aromaterapia ou uso do odor, podem-se eliminar sintomas, produzindo-se a cura ao estimular as células olfativas. Além disso, estas podem gerar uma vibração que regula as células do diencéfalo que governam o organismo.






TRATAMENTO A APLICAR

        O tratamento é adaptado segundo a necessidade específica de cada paciente e envolve técnicas terapêuticas como a acupuntura, a homeopatia, a fitoterapia, as terapias biomecânicas, os florais de Bach, etc.

A alimentação é a base para a aplicação de todo o tratamento, sendo fundamental o regime ovo-lácteo-vegetariano.

A alimentação é só a base pois consideramos que o nosso organismo é como uma orquestra, constituída por uma série de instrumentos que tocam notas regidas por uma pauta, onde a execução correta de cada uma dessas notas resulta na melodia que escutamos.

Para que a nossa  orquestra interna possa tocar “em melodia”, sem desafinar, é necessário  da nossa parte, o compromisso de nos regermos pela  “pauta” que existe dentro de cada um de nós .

As atitudes que tomamos podem, ou não, levar-nos ao equilíbrio e logo a um determinado grau de saúde.

Somo responsáveis pela nossa saúde.


UMA NOVA CONSCIÊNCIA

Desejar mudança supõe adquirir uma nova consciência.

 Esta só é possível com o nascimento de um novo homem através:

        Do que somos
        Do que comemos
        Da música que escutamos
        Da educação que recebemos
        Da medicina que aplicamos
        Das relações familiares e com Deus

Fora deste contexto, tudo é uma quimera.

Sem comentários:

Enviar um comentário