segunda-feira, 17 de setembro de 2012

III - DIFERENÇA ENTRE MEDICINA PALIATIVA E MEDICINA SUPRESSIVA


A DOENÇA ESCONDE-SE TAL COMO SE SOBREPÕEM AS CAPAS DE UMA CEBOLA 

Quando houver qualquer alteração ou disfunção orgânica esta é manifestada através da via sensitiva, que chega ao tálamo “ zona somatotópica" da qual temos referência no mapa iridio lógico.  De lá, a informação vai passar á consciência superior, zona talâmica, que exerce o controlo absoluto de todo o tálamo (disco rígido do computador).  Isso funciona através do envio de informações para diferentes áreas do tálamo que controlam todo o organismo através da via nervosa motora, vegetativa, hormonal, vibratória, térmica e fotónica. Qualquer alteração no organismo apresenta sintomas, que são sinais de alarme, ou indicadores que nos dizem que algo está errado.  Podemos, assim, concluir que os sintomas não são uma doença em si, mas os indicadores da doença.  Se estes sintomas não são tratados com a devida terapia, podemos ter três cenários: 

1. Os sintomas persistem e não desaparecem. 
2. A doença que gera tais sintomas evolui e esses sintomas desaparecem, para dar lugar a outros sintomas.
3. Dá-se uma adaptação patológica. 

O organismo adapta-se à doença utilizando mecanismos de compensação e os sintomas desaparecem, o que não significa que a doença tenha desaparecido. Geralmente o que sucede é a estagnação da doença e posterior reaparecimento de sintomas. 

Este conhecimento de “conceptualizar” os sintomas é uma máxima da medicina natural, porque quando se começa a tratar o corpo de forma coerente, este transcende e começam a aparecer sintomas e doenças antigas.  Este mecanismo, de ação orgânica expressa-se em naturismo de uma forma simples; dizendo-se que as doenças se sobrepõem como “camadas de uma cebola" de tal modo que, quando se remove uma camada aparece outra. 

Em conformidade com este texto, há também uma frase de Paracelso (famoso médico), que diz: "Quando procuras a Saúde aparece a Doença.”.


A MEDICINA PALIATIVA NÃO CURA MAS ALIVIA OS SINTOMAS 

Medicina paliativa é aquela que é capaz de atenuar ou fazer desaparecer os sintomas, sem de fato curar a doença. Seja por falta de recursos técnicos, seja pelo desconhecimento da verdadeira causa da doença. 
Neste sentido, a medicina paliativa é benéfica, enquanto ajuda os pacientes, sem provocar outros danos no organismo, mas, não é resolutiva. Por exemplo, uma dor nas costas pode ter como origem um trauma emocional que somatiza por via nervosa no coração, e que com o passar do tempo, chega a inflamar traduzindo-se numa dor nas costas. Dar uma massagem pode aliviar a dor, mas não é a terapia correta. Assim como o tratamento por acupunctura e/ou por homeopatia, orientados ao sintoma (efeito) e não à causa, também podem ser paliativos e não resolutivos. 



A SUPRESSÃO DE SINTOMAS, MOTOR DE DOENÇAS CRÓNICAS 

Recordo ver na infância, crianças e até mesmo adultos, com muco, catarro, prurido, espinhas (furúnculos). Tudo isto são sinais exteriores de doenças infeciosas, das quais o sistema imunológico nos defende mediante depuração. 
Em contrapartida, hoje em dia, estes sintomas não são vistos devido à medicina supressiva.
A medicina supressiva é aquela que faz desaparecer os sintomas (repressão) gerando uma disfunção parcial ou total dos mecanismos, que funcionam como indicadores de alarme no órgão afetado. Essa supressão dos sintomas é o verdadeiro motor das doenças crónicas, que hoje em dia afloram como pragas e que todos nós conhecemos.  Estas são: o cancro, a SIDA, o enfarte do miocárdio, a diabetes, a esclerose múltipla, etc.. Toda a supressão de sintomas, degenera cada vez mais a raça humana e terminará, gerando um CRAC sanitário.




Sem comentários:

Enviar um comentário